Notícias

Inovação e Serviço na produção de Compostos

Criada em Setembro de 2006, a Isolago – Indústria de Plásticos, S.A. já conquistou uma posição significativa no mercado ibérico de compostos. Os primeiros dois anos ficaram assinalados com o investimento em capacidade de produção, com uma crescimento médio anual de 45% e com a diversificação de produtos. Na continuidade desta estratégia, a empresa tem novos produtos em desenvolvimento e está a alargar a carteira de clientes a outros sectores e outros destinos internacionais.


As raízes da Isolago estão numa conhecida empresa produtora de tubos e acessórios de plástico, da qual vem a experiência neste tipo de produção. Quando a escala do negócio exigiu mais especialização e o correspondente investimento, a Isolago surgiu como empresa totalmente independente. “Sentíamos que o mercado necessitava de um produtor-fornecedor de compostos capaz de servir aos clientes soluções adequadas para as suas aplicações concretas e encarámos isso como uma oportunidade para diversificar os negócios” – explicou à REVIPLAST o Rodrigo Barros, Administrador da Isolago – “Por outro lado, a especialização no desenvolvimento e produção de compostos exigia uma empresa especi- Criada em Setembro de 2006, a Isolago – Indústria de Plásticos, S.A. já conquistou uma posição significativa no mercado ibérico de compostos. Os primeiros dois anos ficaram assinalados com o investimento em capacidade de produção, com uma crescimento médio anual de 45% e com a diversificação de produtos. Na continuidade desta estratégia, a empresa tem novos produtos em desenvolvimento e está a alargar a carteira de clientes a outros sectores e outros destinos internacionais. alizada, com uma estratégia própria e voltada para o mercado”.


O arranque da actividade dá-se no final de 2006, com uma linha completa para produção de compostos de PP/CaCo3 e corantes brancos. Logo no ano seguinte, a Isolago deu início aos ensaios de novos produtos e iniciou o processo de certificação 9001:2000. No final desse ano, a produção atingiu as 5500 toneladas. Em 2008, a empresa investiu numa nova linha completa para produção de compostos e alargou o leque de produtos. “Desde o início, o objectivo era capacitar a empresa para produzir um leque diversificado de compostos, para diversos sectores da indústria de plástico” – referiu o Rodrigo Barros – “Logo em 2008, começamos a produzir compostos para a indústria automóvel e para o sector dos electrodomésticos”. Entretanto, a empresa obteve a certificação ISO 9001:2000.


Em dois anos, a Isolago conquistou uma posição significativa no mercado ibérico. Portugal representa cerca de 25% das vendas e a Espanha cerca de 70%, o evidencia um ritmo de entrada no mercado consentâneo com a dimensão dos mercados. Os restantes 5% referem-se sobretudo aos mercados do norte de África.


A diversificação e os “produtos especiais”

O leque de produtos da Isolago “é uma lista em permanente actualização” – afirmou Gonçalo Maia, Gestor de Produto da Isolago. Lado a lado com os compostos de PE e PP com carbonato de cálcio e com o masterbatch de corante branco, a Isolago formula e produz compostos de talco e compostos reforçados com fibra de vidro. Na lista de produtos aprovados pelo mercado estão ainda compostos conformes com os requisitos GWT (glow wire test). “Apostamos na diversificação e na capacidade de formulação de compostos técnicos mais exigentes, procurando satisfazer as necessidades dos clientes” – explicou Gonçalo Maia – “A gama de produtos inclui ainda vários compostos com formulações desenvolvidas especificamente para determinadas aplicações dos clientes. Esta é – aliás – um dos aspectos em que a Isolago se está a diferenciar no mercado: o desenvolvimento de soluções dedicadas. Muitos clientes que têm necessidade de produtos específicos têm dificuldade em encontrar parceiros fornecedores, especialmente se não estiverem em causa quantidades muito grandes. A Isolago, com a sua flexibilidade e a sua vocação para soluções específicas, procura ir ao encontro das necessidades desses clientes”.


A estratégia de diversificação resultou. Actualmente, a carteira de clientes da Isolago inclui os sectores da extrusão de filme (cerca de 60%) , extrusão-sopro (20%) extrusão de tubos (15%) e também injecção de peças (5%). “Esta repartição pode alterar-se, em função das tendências do mercado e da nossa capacidade de resposta em termos de formulação e produção” – referiu Rodrigo Barros – “mas a diversificação manter-se-á, mesmo com outras percentagens. De resto, este “mix de vendas” por sectores mostra que a empresa diversificou rapidamente”.


Novos produtos em desenvolvimento

Os desenvolvimentos mais recentes, ou em fase terminal de desenvolvimento, incluem compostos anti-UV, novos compostos de PP reforçados (micro-esferas de vidro, fibra de vidro, fibras longas de vidro) e ainda composstos retardantes de chama para aplicações técnicas. “Temos ainda em desenvolvimento compostos com características específicas solicitados pelos clientes. Esse “desenvolvimento à medida” vai continuar a ser uma das nossas grandes apostas”.



logo


feder
© 2017 Isolago. Todos os Direitos Reservados.

Powered by dice.pt